-
Arquitetos: L35, Ribas&Ribas Architects, gmp Architects
- Ano: 2024
-
Fotografias:Marcus Bredt, Imagen Subliminal
-
Fabricantes: Kalzip
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Estádio Santiago Bernabéu é uma verdadeira lenda e casa do Real Madrid, recordista em títulos do futebol espanhol. O antigo Bernabéu, que tinha uma mistura única de estilos arquitetônicos, foi transformado em uma arena inovadora e versátil. Nos últimos dez anos, o estádio foi reformado e ampliado seguindo um plano abrangente. A capacidade do estádio, que era de cerca de 80.000 lugares, será aumentada em quase 3.000 lugares. Acima dos setores superiores, um novo nível com 240 suítes VIP e de hospitalidade vai adicionar até 1.600 lugares. Essa nova função foi testada pela primeira vez por uma estrela mundial: Taylor Swift fez dois shows no Bernabéu no final de maio, inaugurando indiretamente a nova arena multifuncional.
Em 2014, os arquitetos von Gerkan, Marg e Partners (gmp), junto com L35 Arquitectos e Ribas & Ribas Arquitectos, venceram o concurso para renovar o Estádio Santiago Bernabéu em Madrid. Desde a sua abertura em 1947, o estádio passou por várias reformas e expansões. O novo projeto traz um conceito unificado pela primeira vez. O estádio será revestido por uma fachada contínua que integra várias funções, incluindo o Museu do Real Madrid e espaços para restaurantes e lojas. Quando o estádio não estiver em uso para partidas, uma "skywalk" permitirá aos visitantes explorar o local, transformando o Bernabéu em uma atração pública em Madrid, além de sua função principal.
A reforma foi feita sem interrupção no calendário do futebol. Após a concessão do contrato e uma longa fase de planejamento e aprovação, o Real Madrid escolheu a construtora espanhola FCC para liderar as obras, que começaram em junho de 2019. Durante a pandemia de coronavírus, como os jogos do Real Madrid eram disputados em seu centro de treinamento sem público, as obras puderam avançar sem interrupções por cerca de dois anos. Com a conclusão da estrutura do teto em maio de 2023, os jogos voltaram a acontecer no estádio, enquanto as obras continuaram.
A geometria externa do estádio foi projetada seguindo princípios de busca e criação de formas, considerando tanto a funcionalidade quanto a vontade de dar ao estádio uma nova aparência escultural. As persianas de aço inoxidável curvadas dão ao Bernabéu um visual renovado e ressaltam seu status como um marco de Madrid. As aberturas horizontais entre as lâminas de metal permitem a ventilação natural do interior do estádio. De longe, a estrutura metálica se torna uma joia cintilante que reflete a luz do dia de diferentes maneiras, dependendo do ângulo de visão.